Trabalhei 19 anos na área tributária, uma experiência incrível, foram empresas de diversos segmentos (indústria, comércio e serviço) e tamanhos (pequeno, médio, grande porte e multinacionais), do ramo alimentício, transporte, commodities, telecomunicação, importação/exportação, vestuários, industrial e serviços contábeis/financeiros. Neste jornada foram muitos os desafios enfrentados, a cada lançamento de um novo produto/serviço, novas exigências legais, novo segmento, busca de oportunidade Tributario, estudo de impacto financeiro, otimização de tempo e recurso, e novas estratégias adotadas, por todas as empresas que passei. Um ponto em comum em todos os casos é que atuei em projetos relacionados a informática, seja para implementação, desenvolvimento e/ou atualização de software para uso interno e/ou entrega de obrigações fiscais.
Alguns exemplos de projetos: Implementação dos módulos fiscal e contábil e integração com módulo de RH, configurando desde o plano de contas contábeis e DePara de informação personalizado conforme a necessidade de cada cliente, otimizando o processo de fechamento fiscal e contábil (demonstrações financeiras); Fase final da implementação do SPED-Fiscal junto a área de TI, validando e reportando as inconsistências e auxiliando a equipe na solução dos problemas identificados; Implementação de um módulo do sistema SAP para apuração e Controle do Crédito de ICMS do Ativo Permanente (CIAP); Projeto de melhorias sistêmica, afim de sanar as inconsistências de modo a evitar retrabalho e correções de forma manual. Em todos esses e outros projetos que participei, sempre tive um contato muito forte com as equipes de TI, sempre com a curiosidade de entender do lado deles como tudo seria feito, e em alguns casos de forma indireta podendo ajudar na construção da solução com idéias e expondo ponto de vista.
Com o tempo, fui cada vez mais me aproximando da área de TI, trabalhar por projetos, pelas entregas de valor; cada projeto um objetivo e desafio diferente. Entendendo que este de fato era mais o meu perfil profissional do que a rotina da área tributária, o principal motivo é que não enxergava o resultado do meu trabalho, tudo era muito abstrato na minha cabeça, era empolgante porém parecia que faltava alguma coisa, sentia que não alcançava o produto final do meu trabalho, apenas mais relatórios e obrigações fiscais - uma apuração, um número registrado no balanço patrimonial - tudo isso dentro de uma rotina sem fim onde todo mês se repetia sempre as mesmas coisas. Isso tudo, me fazia sentir que meu trabalho de alguma forma não agregava valor.
Tenho um desejo enorme de construir algo, que meu trabalho possa impacta a vida de outras pessoas, enxerguei na programação uma possibilidade de alcançar esse objetivo e estou muito focado em atingi-lo.
Hoje estou em uma fase muito interessante da minha vida, onde tenho me dedicado ao autoconhecimento, tem me ajudado a compreender melhor o que me move e me motiva, quais pilares me sustentam. Toda essa experiência me ajuda a desenhar o meu “Eu” de amanhã, é como uma atualização de um software, já funciona bem, mas agora vem recebendo upgrades para deixá-lo ainda mais potente.