Artigos

Transformação Digital

Por Rodrio Luiz Venâncio
21/08/2022

Muito vezes, quando o tema Transformação Digital está em pauta, a percepção que tenho é que seu significado é diminuir o quadro de funcionários. Porém ao meu ver, não é a realidade, quando tentamos anular o fator Pessoa, a chance de não dar certo aumenta.

O ponto principal da transformação digital é o Propósito, por quê fase-lá? O que deseja alterar? Qual objetivo deseja alcançar? A redução de custo é um propósito fraco frente a mudança cultural que vem no pacote. Assim como o papel do programador não é meramente escrever código, o da transformação digital não é substituir pessoas, é muito além disso, é o uso das ferramentas digitais para desenvolver um trabalho de forma a facilitar e/ou substituir algumas atividades - principalmente as repetitivas, pois é fato que uma máquina tem um poder de processamento superior a dos humanos.

Se pensarmos no passado sobre a idéia de transformação digital e sua aplicação como ferramenta de trabalho, o tempo que levava para escrever um texto em uma máquina de escrever - mesmo as elétricas - é bem superior ao tempo que se leva para fazer o mesmo texto utilizando um computador, e não é só isso, também é possível disponibiliza-ló de diversas formas, graças a evolução tecnológica, pois com o uso de computadores podemos editar, revisar, alterar, submeter a aprovações, imprimir cópias - quantas forem necessárias, enviar por e-mail, publicar em sites, entre outras possibilidades. Tudo isso, com a mesma pessoa que utilizava a máquina de escrever, fazendo uso da tecnologia e mudando a sua forma de ver, o mundo de possibilidade que se abre por meio desta.

Esse é o ponto que coloca os hardware e software no mundo da transformação digital como um meio e não o ponto principal. Em uma experiência pessoal, usando a tecnologia para consolidar todas informações que eram de minha responsabilidade, dentro da melhor das possibilidades que puder fazer para reunir as informações no maior nível de granularidade que consegui, meu gerente me ligou pedindo algumas informações, após nossa conversa, me perguntou como eu tinha todas aquelas informações no nível de detalhe que apresentei, informei que tinha tudo consolidado em um dashboard no Power BI. O ponto é que não foi a ferramenta que criou as informações, apenas consolidou, os dados vinham de planilhas, sistemas transacionais e anotações pessoais (status de processos, reuniões, projetos) que passei a realizar também em planilhas, criando uma chave primária em cada uma das fontes dados, de forma a possibilitar a consolidação e cruzamento dos dados, transformando em informação por fim gerando o conhecimento. As ferramentas, apesar da sua impotância, não foram o fator principal nesse processo, mas sim a “mudança cultural”, o olhar para as possibilidades e usar da melhor forma para atingir melhores resultados. É possível fazer o mesmo sem o emprego de tecnologia? Sim, apenas daria mais trabalho. O ponto é que a mudança cultural é um dos fatores primordiais para que a transformação da certo, pois não adianta entregar o carro mais rápido do mundo para que não sabe dirigir. É preciso motivar as pessoas e fazer com que entendam o seu papel dentro deste movimento.

A mudança cultural que a transformação digital propõe, é um ponto importante para que tenhamos a percepção da evolução, se dedicarmos apenas a implementação de software, com o tempo o que estará diante da empresa, será uma lista de programas, e ainda assim a sensação será de que não saiu do lugar, levando as empresas a pensarem que nada adiantou, podendo até aumentar os custos devidos os programas contratados/comprados.

Diante disso, entendo que o verdadeiro propósito da transformação digital é a mudança cultural. A melhor chance de êxito está no foco da mudança cultural, nas pessoas envolvidas no processo, e em saber o que deseja alcançar com o emprego da tecnologia, e o que podemos fazer diante desse novo cenário, que muda a forma de trabalhar e se comunicar, tornando a informação acessível transparente e confiável, ficando cada vez mais sensível os impactos no dia-a-dia das empresas. É mudar a forma de agir e pensar das pessoas e motiva-las a fazer muito mais por meio do uso da tecnologia.

O que já aprendi estudando programação

Por Rodrio Luiz Venâncio
08/07/2022

Estudando programação compreendi a importância da Lógica de Programação utilizada para ensinar o computador a executar uma sequência de instruções a fim de solucionar um determinado problema, e que a lógica é a parte fundamental para que tudo funcione de forma adequada e otimizando o uso de memória e processamento da máquina.

Para que o computador siga as instruções para executar um programa, é necessário utilizar uma Linguagem de Programação, neste ponto temos diversas linguagens, cada uma com suas características (de baixo e alto nível, entre outras), paradigmas (orientado a objeto, estruturado e funcional), aplicações, bibliotecas e framework. Nesse primeiro contato com a programação e tendo em vista que não é possível aprender todas as linguagens de uma vez, escolhi Python para estudo e desenvolvimento de projetos, um dos pontos que me vez iniciar com essa linguagem, foi por ser de alto nível, é mais fácil de ler e compreender os códigos escritos com ela.

Outro ponto interessante ainda falando de linguagens de programação, é o papel do hardware, a linguagem é apenas uma forma de se comunicar com o processador(quem de fato executa o programa) e que entre eles existe um interpretador que traduz as instruções da linguagem de programação em linguagem de computador (os famosos “0” “1” ou números binários), é importante saber que para as linguagens de alto nível haverá uma quantidade maior de processos até chegar na CPU, e uma das funções da memória é armazenar dados durante o processamento possibilitando uma leitura mais rápida pelo processor, pois quando trabalhamos com alocação de dados em variáveis - que em poucas palavras reserva um espaço na memória em cache o que torna sua leitura mais rápida, temos que tomar cuidado para não exagerar nessa alocação para não consumir muito espaço na memória, pois outros processos concorrentes também precisaram utiliza-lá e isso pode fazer com que o programa fique lento. Desta forma, programar também significa pensar nas possíveis hipóteses de configuração necessária da máquina em que o software será rodado, pensando na melhor experiência do usuário.

Falando agora de Variável, é um elemento muito importante na programação, é um dos pontos fascinante, a primeiro momento entendi que era um local onde guardávamos informações, porém com o avançar dos estudos compreendi que é muito mais, pois dominando esse elemento, tornamos nosso programa mais dinâmico, de fácil leitura e manutenção. Na variável é possível guardar dados como letras, palavras, números, listas, dicionários, funções, entre outros. O poder de uma variável está no ponto que, depois de armazenada as informações, podemos de qualquer ponto do programa acessa-las e realizar qualquer tipo de processo, inclusive podendo ensinar o programa a tomar decisões por meio de comparações, validações e/ou cálculos, utilizando também funções e laços de repetições (for e while).

Função é um outro elemento da linguagem de programação que executa uma instrução específica, exemplo, em Python quando queremos exibir uma mensagem na tela utilizamos a função “print()”, existem funções nativas em cada linguagem de programação e/ou podemos criá-las com o uso, por exemplo em Python, da função “def”, dando um nome - que expressa o que será executado, com o uso ou não de parâmetros e, escrevemos o bloco de código que será executado, por fim pôde-se determinar que a função retorne alguma informação. Parâmetros, são formas de passar para a função, um ou mais dados que necessite para que o bloco de código seja executado, exemplo: uma função que realiza um cálculo entre dois números, precisará receber como parâmetro os números para que a instrução seja executada, a função é um bloco de códigos independente do programa que, para ser executada necessita ser “chamada” e quando necessita de informações externa ao bloco, essas informações são disponibilizadas por meio de parâmetros (exemplo de chamar função "calcula_dois_numeros(num1, num2)"), que podem ou não ser uma variável, contribuindo para que o programa seja dinâmico.

Laços de repetição são formas de fazer com que o programa tome determinadas decisões e/ou que seja executado enquanto uma determinada condição for atendida. Um exemplo de repetição é, para leitura de um lista (lista é um conjunto de dados), que podemos saber ou não a quantidade de dados que contêm nela, para que se faça uma leitura desses dados utilizamos os laços de repetição (em Python “for” ou "while"), que podem ser usados juntos ou separados a depender da necessidade, caso saibamos o tamanho do conjunto de dados que contém na lista, podemos utilizar "while" caso contrário utilizamos “for”, que será executado enquanto houver dados dentro da lista. Ambos os laços são muito bem utilizadas e podem conter em seu bloco de código instruções condicionais como “if” (se) aumentando ainda mais o seu potencial. Vamos supor que o programa seja para realizar cadastro, onde, a cada cadastro realizado, salvamos as informações e clicamos novamente para iniciar o próximo cadastro e, sabemos que temos 6 itens a serem cadastrados, podemos instruir nosso código há contar o número de itens cadastrados e, enquanto for menor que 6, a cada cadasto finalizado abra automáticamente a tela para cadastro do próximo item.

Falando um pouco sobre Biblioteca, em poucas palavras, são pacotes que importamos para linguagem de programação (cada uma possui as suas bibliotecas), que possuiu instruções pré-definidas (classes e/ou funções) para uma utilização específica, são códigos complementares escritos para uma determinada execução, sua utilização ajuda no ponto que determinadas instruções já estão prontas para serem utilizadas, desta forma não será necessário ser codificada pelo programador.

Esses são alguns dos pontos mais relevantes que aprendi estudando programação até aqui, existem outros temas interessantes que poderia apronfundar aqui, mas como primeira experiência, escrevendo sobre programação, acredito que consegui resumir um conteúdo interessante e, inicial para este incrivel mundo, com eles já podemos imaginar quantas possibilidades temos para criar programas com objetivo de tornar nosso dia-a-dia um pouco mais fácil.

Projeto desenvolvido em Python Flask